top of page
  • Foto do escritorRede Anthera

Fabricação do Parentesco e Tecnologias de Governo nas Adoções Tardias

Este projeto de pesquisa tem como proposta a análise da fabricação do parentesco nos casos das adoções ditas “tardias” no Brasil, na França e na Espanha. Mais especificamente nos interessa pensar os modos pelos quais as tecnologias de governo voltadas às adoções domésticas e internacionais atuam como mediadoras na fabricação do parentesco nos casos de adoções tardias.





A problemática das adoções tardias tem colocado desafios às políticas públicas tanto no Brasil como na França e na Espanha. Concretamente, apesar das diferenças históricas, institucionais e normativas entre esses países, observa-se que tanto no Brasil, como na França e na Espanha, o número de adotados diminui à medida que a idade da criança/adolescente aumenta, isso tanto nas adoções domésticas como também nas internacionais.


Diante da mudança de perfil das crianças cadastradas para adoção (crianças com mais idade) nos três países, as autoridades públicas têm se engajado na promoção de uma nova “mentalidade entre os adotantes” incorporando, cada vez mais, discursos de “sensibilização” à causa da adoção tardia.

Essa “mudança de mentalidade”, sobretudo no que se refere aos modos de funcionamento das tecnologias de governo no campo das adoções tardias, figura ainda de forma muito incipiente nos grupos de adoção no Brasil, enquanto que na França e na Espanha já há uma experiência consolidada em termos institucionais.




Nesse cenário,

é possível delinear as principais pistas do processo de fabricação do parentesco e da parentalidade: temporalidade do parentesco, biografia e memória, funções e prescrições da parentalidade, fabricação de laços e o lugar dos parentes biológicos. Em termos metodológicos, o projeto tem como base a realização de pesquisas etnográficas em instituições de referência no campo da adoção na França e na Espanha. A pesquisa abrangerá a observação participante das reuniões dos agentes institucionais com os pretendes à adoção e a realização de entrevistas em profundidade com os operadores institucionais.



Título completo:

Fabricação do parentesco e tecnologias de governo nas adoções tardias: estudo comparativo Brasil, França e Espanha.


Chamada CNPq Nº 26/2021 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.





Comments


bottom of page