Rede Anthera
13 de abr. de 2023
Reinforcing the importance of intersectoral care, data production and incentives for action that will guarantee the rights, in particular, of women and their children.
Na tarde de quinta feira, 13 de abril, a coordenadora da Rede Anthera, Claudia Fonseca, e Janaína Gomes, pós-doutoranda da Rede, estiveram reunidas com uma equipe de brilhantes pesquisadores e a Secretária Nacional de Drogas, Dra. Marta Machado, para tratar o tema da retirada de crianças de mulheres em vulnerabilidade social, em especial aquelas com histórico ou uso de substâncias.
Em parceria com a rede, participaram também os Defensores Públicos do Estado de São Paulo Fernanda Balera e Peter Molinari Schweikert e as pesquisadoras Dra. Luciana Surjus, Professora do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Unifesp Campus Baixada Santista e Isadora Souza, professora do Mackenzie SP, Doutora em Psicologia, Coordenador-Geral de Projetos Estratégicos da SENAD.
Pela Secretaria Nacional de Drogas, além da Secretária Nacional Marta Machado, estiveram presentes a Coordenadora-Geral de Projetos Especiais sobre Drogas e Justiça Racial, Lívia Casseres, a Diretora de Prevenção e Reinserção Social, Nara de Araújo, Ana Luiza Bandeira, chefe de gabinete, e Acássio Souza, Coordenador-Geral de Projetos Estratégicos da SENAD.
Na oportunidade, discutiu-se a importância do cuidado intersetorial, produção de dados e incentivo de atuação pelo Sistema de Garantia de Direitos na proteção da convivência familiar de mulheres e suas crianças. Chamou-se atenção à necessidade de maior divulgação da Nota Técnica elaborada pelo MDS e o MS em conjunto (001/2016) sobre Diretrizes, Fluxo e Fluxograma para a atenção integral às mulheres e adolescentes em situação de rua e/ou usuárias de álcool e/ou crack/outras drogas e seus filhos recém-nascidos.